sábado, 23 de agosto de 2014

O primeiro negro a jogar no Brasil de Pelotas

Pesquisando sobre o assunto, encontrei uma publicação que trazia o nome de Waldomiro Victória, vulgo Babá, como o primeiro negro a jogar no Brasil de Pelotas. Isso no ano de 1917. MENTIRA!!! 

Em primeiro lugar, o jogador citado na publicação não era negro (como comprovam as fotos abaixo), e em segundo lugar, a Liga Pelotense de futebol não aceitava negros e pobres em seus quadros nessa época, assim como o Grêmio Esportivo Brasil e todos os outros clubes pertencentes a liga. Em Pelotas a liga dos negros e pobres, era a Liga José do Patrocínio, a qual, nem Brasil e nem Pelotas fizeram parte. Para encerrar, cabelo crespo ou ondulado não significa que o cidadão seja negro, caso contrário, o Pelotas, que disputava a mesma liga que o Brasil, também teria contado com negros logo no inicio de suas atividades, o que não corresponde com a verdade.

Em destaque Babá, suposto 1º negro a jogar no Brasil.
A Liga Pelotense só viria a aceitar negros e pobres em disputa de competições organizada por ela, no final da década de 20 (em 1928/1929). São poucas e não muito precisas as informações dos primeiros atletas realmente negros a vestirem a camisa da dupla Bra-Pel. A principio o primeiro negro no Brasil foi contratado no inicio da década de 30, e no Pelotas, na metade da mesma década. O que mostra que nem o Grêmio Esportivo Brasil e nem o Esporte Clube Pelotas foram clubes nascidos e fundados por populares, ambos nasceram e cresceram na alta sociedade Pelotense, citada por muitas fontes, como uma sociedade extremamente preconceituosa e racista. 

Em destaque: Waldomiro Victória, o Babá, ex. atleta Xavante e que NÃO era negro.
A história não pode ser mudada, construir a imagem de um clube com fatos que não corresponde com a verdade, é no minimo mau-caratismo. Aqui mostraremos a verdade, doa a quem doer. Aqui é VERDADE FUTEBOL CLUBE. 

Fontes:
Biblioteca Pública de Pelotas.
Nomadismo e Miscigenação no Futebol Pelotense.
Memorias de um Futebol de Fronteira.
Museu Virtual do Futebol - De Nilo Dias. (imagens)


Nenhum comentário:

Postar um comentário