sábado, 23 de agosto de 2014

O primeiro negro a jogar no Brasil de Pelotas

Pesquisando sobre o assunto, encontrei uma publicação que trazia o nome de Waldomiro Victória, vulgo Babá, como o primeiro negro a jogar no Brasil de Pelotas. Isso no ano de 1917. MENTIRA!!! 

Em primeiro lugar, o jogador citado na publicação não era negro (como comprovam as fotos abaixo), e em segundo lugar, a Liga Pelotense de futebol não aceitava negros e pobres em seus quadros nessa época, assim como o Grêmio Esportivo Brasil e todos os outros clubes pertencentes a liga. Em Pelotas a liga dos negros e pobres, era a Liga José do Patrocínio, a qual, nem Brasil e nem Pelotas fizeram parte. Para encerrar, cabelo crespo ou ondulado não significa que o cidadão seja negro, caso contrário, o Pelotas, que disputava a mesma liga que o Brasil, também teria contado com negros logo no inicio de suas atividades, o que não corresponde com a verdade.

Em destaque Babá, suposto 1º negro a jogar no Brasil.
A Liga Pelotense só viria a aceitar negros e pobres em disputa de competições organizada por ela, no final da década de 20 (em 1928/1929). São poucas e não muito precisas as informações dos primeiros atletas realmente negros a vestirem a camisa da dupla Bra-Pel. A principio o primeiro negro no Brasil foi contratado no inicio da década de 30, e no Pelotas, na metade da mesma década. O que mostra que nem o Grêmio Esportivo Brasil e nem o Esporte Clube Pelotas foram clubes nascidos e fundados por populares, ambos nasceram e cresceram na alta sociedade Pelotense, citada por muitas fontes, como uma sociedade extremamente preconceituosa e racista. 

Em destaque: Waldomiro Victória, o Babá, ex. atleta Xavante e que NÃO era negro.
A história não pode ser mudada, construir a imagem de um clube com fatos que não corresponde com a verdade, é no minimo mau-caratismo. Aqui mostraremos a verdade, doa a quem doer. Aqui é VERDADE FUTEBOL CLUBE. 

Fontes:
Biblioteca Pública de Pelotas.
Nomadismo e Miscigenação no Futebol Pelotense.
Memorias de um Futebol de Fronteira.
Museu Virtual do Futebol - De Nilo Dias. (imagens)


domingo, 17 de agosto de 2014

Na Boca do Lobo...

Falar que vai lotar é fácil... 

Após fazer uma baita campanha no 1º semestre de 2014 e estar fazendo uma boa campanha no 2º semestre, vendo o time em grande momento e com o rival em péssima fase, (sendo rebaixado no estadual, e novamente mal no segundo semestre), com uma partida que valia a liderança no Campeonato Nacional, na casa do maior RIVAL, o que motiva ainda mais o torcedor, com o clube divulgando ter mais de 5 mil sócios em dia (é o que o clube diz oficialmente), com promoções de ingressos no vergamota (quase 40% de desconto e vendendo apenas 280 ingressos), com a Boca do Lobo liberada parcialmente, com apenas suas duas arquibancadas menores (em torno de 50% da capacidade do estádio), com um domingo de sol, ótimo para ir ao estádio. Tudo levava a crer, que os Xavantes lotariam com facilidade o seu espaço na Boca do Lobo, mas não, não foi o que aconteceu. Nem com todas essas indicações de lotação do estádio, a torcida que se diz Maior e Mais Fiel conseguiu lotar 50% da Boca do Lobo, ficou mais uma vez na garganta, da boca pra fora. Mais uma vez, os Xavantes fracassaram e mostraram o seu verdadeiro tamanho.  


Imagem do site onde o clube lançou a promoção para "invadir" a Boca do Lobo. Exatos 280 ingressos foram vendidos. Mesmo com 38% de desconto em uma partida importante, a Xavantada ficou em casa.

Promoção de ingressos no site vergamota.com.br 




Abaixo imagens da partida, que após promessa Xavante de lotar a casa rival e levando-se em consideração  a importância da partida e o momento do Brasil na temporada, ficou LONGE do esperado. Imagina se a arquibancada principal estivesse liberada?! que fiasco! 

Arquibancada principal interditada. Nem mesmo com apenas 50% da capacidade do estádio liberada, Xavantes conseguiram lotar a Boca do Lobo. Imagina o estádio inteiro?! FOTO: Rádio Pelotense.

Pelo visto, os xavantes mais uma vez trocaram o estádio pelo shopping Pelotas. FOTO: Rádio Pelotense

 Não é fácil lotar a Boca do Lobo... FOTO: Rádio Pelotense

Na Arquibancada da Dr. Amarante: Mais da metade da arquibancada vazia. Com o time em grande fase foi assim, imagina em tempos de SEGUNDONA?! FOTO: Torcedores do Brasil, via Facebook.

No momento do gol, ao fundo, grandes espaços vazios na Arquibancada da Avenida Bento. Não lotou nenhuma das duas arquibancadas. FOTO: Rede Esportiva.



MAIS UMA VEZ FOI MUITA CONVERSA E POUCA AÇÃO! 

Aqui não existe montagens, photoshop ou mundo da lua, aqui é VIDA REAL. Tá registrado!!!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Informações sobre o contrato do Rival com a Kappa, ou melhor, não existe contrato nenhum com a Kappa!

Informações sobre o contrato do Rival com a Kappa, ou melhor, não existe contrato nenhum com a Kappa para fornecimento de material esportivo.

Depois de tanto falarem do contrato entre Pelotas e Adidas, que existe e é oficial (para quem ainda tem duvida, visitem o site da Adidas e comprovem), o rival acaba anunciar sua nova fornecedora de material esportivo, na verdade, informação um tanto que distorcida. O contrato não é com a Kappa e sim com a SPR Sports, que assim como a WBA, empresa que tem contrato com o Farroupilha para fornecimento de camisas da Nike, fornecerá o material da Kappa para o Brasil. A empresa SPR Sports também irá fazer o mesmo com os seguintes clubes: São Bernardo, Santo André, Audax-RJ, Fortaleza entre outros. Informações passadas por Felipe Franco, CFO da SPR. Então fica aqui a informação, já que tanto se preocuparam com a parceria Pelotas/Adidas, acabaram de fechar uma parceria fake com uma empresa terceirizada que repassará o material da Kappa ao clube, material esse que segue sendo fabricado pela Dresch Sports em São Leopoldo.  

NADA MUDOU! MENTIRA TEM PERNA CURTA!!!

Essa é a unica e verdadeira Capa Xavante


Aguardamos a notícia no SITE oficial na Kappa.













SAUDAÇÕES.