quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Jogadores do Brusque acusam torcida Xavante de racismo - Torcedor acaba preso

Os jogadores do Brusque relataram que foram alvos de ataques racistas de torcedores do Xavante, na vitória por 2 a 0 contra o Brasil de Pelotas, na noite de hoje, no Estádio Bento Freitas, pela Série B. A informação foi divulgada pela transmissão do SporTV e confirmada pelo UOL. O alvo dos ataques teria sido o zagueiro Sandro, que estava aquecendo junto aos reservas, em frente à torcida do Brasil de Pelotas. Aos sete minutos do segundo tempo, o lateral-direito Edilson relatou ter escutado as ofensas racistas direcionadas ao companheiro. O jogo chegou a ser interrompido por poucos minutos. Um homem foi identificado pela polícia e levado à delegacia para prestar depoimento

Segundo informações da assessoria do Brusque, o clube busca imagens da suposta ofensa junto à polícia. Sandro e Edilson também foram encaminhados à delegacia, acompanhados pelo gerente de futebol do clube, Viton. Os jogadores não quiseram se pronunciar na saída do gramado. Na transmissão do SporTV, foi possível ver um torcedor sendo retirado do estádio por policiais pouco após os relatos dos jogadores do Brusque à arbitragem.


Reportagem UOL 

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2021/09/29/brasil-de-pelotas-x-brusque-racismo-serie-b.htm



Zagueiro do Brusque acusa torcedor do Brasil de Pelotas de racismo

Homem foi retirado do estádio pela Brigada Militar e partida ficou paralisada por 3 minutos. 


O Brusque venceu o Brasil de Pelotas por 2 a 0 fora de casa para sair do Z4 da Série B do Brasileirão. O jogo, contudo, ficou parado por cerca de 3 minutos durante o 2º tempo após o zagueiro Sandro, da equipe catarinense, relatar ao árbitro ter sofrido ofensas racistas por parte da torcida da casa. 

De acordo com o portal “GE”, o torcedor foi identificado e detido pela Brigada Militar após atletas da reserva do Brusque denunciarem as ofensas ao delegado da partida. A transmissão do SporTV mostrou a confusão na arquibancada depois que a denúncia foi feita.

Reportagem ISTO É




Leia na íntegra a súmula da partida de quarta
O árbitro Jonathan Antero Silva citou o caso na súmula da partida:

Relato que a equipe de arbitragem foi informada pelos atletas do Brusque FC, sr. Sandro Silva de Souza e sr. Edilson José da Silva Júnior que foram ofendidos por injúria racial por um torcedor da equipe do ge Brasil, identificado pela Polícia Militar. Informo que após o jogo as partes foram conduzidas para o plantão policial para as devidas providências.





Zagueiro do Brusque comunica injúria racial sofrida durante jogo com Brasil de Pelotas

O zagueiro Sandro, do Brusque, comunicou na quarta-feira, durante jogo contra o Brasil de Pelotas pela Série B, que sofreu um ato de injúria racial de um torcedor do clube gaúcho no início do 2º tempo. O lateral Edilson também falou com o árbitro Jonathan Antero Silva, que registrou o ocorrido na súmula da partida. Nesta quinta-feira, os clubes se pronunciaram oficialmente.

“Relato que a equipe de arbitragem foi informada pelos atletas do Brusque FC, sr. Sandro Silva de Souza e sr. Edilson Jose da Silva Junior que foram ofendidos por injuria racial por um torcedor da equipe do GE Brasil, identificado como Douglas Menezes pela polícia militar. Informo que após o jogo as partes foram conduzidas para o plantão policial para as devidas providencias”, informa o documento da CBF.

Já nesta quinta-feira, a equipe catarinense publicou um texto em suas redes sociais, afirmando que Sandro foi chamado de “negro desgraçado” pelo torcedor.


“Durante o segundo tempo da partida entre Brasil de Pelotas e Brusque Futebol Clube, que aconteceu na última quarta-feira (29), um torcedor do Brasil de Pelotas cometeu ato de racismo, ao chamar o zagueiro Sandro de ‘negro desgraçado’. O torcedor foi detido pelas autoridades policiais e o fato foi relatado na súmula do jogo. O Clube lamenta profundamente o episódio, informa que dará o apoio necessário ao atleta e tomará todas as medidas cabíveis”, diz o comunicado.


Matéria ESPN