sábado, 22 de março de 2014

História Xavante

1911 - Ano da fundação do G.E.Brasil, tendo como suas cores o Amarelo e o Verde. Não demorando muito para a primeira mudança significativa, logo um mês após a fundação o clube já trocaria suas cores para o Vermelho e Preto, ali nascia um clube sem identidade.

1913 - Ano do primeiro clássico Bra-Pel, no dia 24 de abril daquele ano o Brasil era batido por humilhantes 13 a 2. Na primeira partida do dia o time titular foi derrotado por 5 a 0, na sequência os reservas eram batidos impiedosamente por 8 a 2.

1913 - Na disputa do seu primeiro campeonato oficial, o Brasil terminaria na última colocação do Campeonato Citadino daquele ano, sem vencer nenhuma partida, o Brasil logo no seu nascedouro já conhecia o primeiro fracasso de sua história.

1919 - No Campeonato Gaúcho daquela temporada, o Brasil que teve como adversário apenas um clube, o Grêmio, que utilizou uma equipe descaracterizada devido a gripe espanhola. Ali o Brasil chegaria ao título mais importante de sua história, porém um título que até hoje é colocado em dúvida, já que todos os outros clubes do estado foram contra a disputa do torneio devido a gripe espanhola que assolou o mundo.

1960 - Ano do primeiro rebaixamento do Brasil, ainda na fase regional do estadual o clube amargou péssimos resultados, ficando de fora da primeira divisão do Campeonato Gaúcho de 1961.

1969 - O Brasil se encontrava em uma situação calamitosa, estava prestes a fechar suas portas, a crise era grande e o clube não encontrava saída. Foi quando o Pelotas (maior rival e o maior clube da cidade) mostrando toda sua grandeza, organizou uma clássico em seu estádio e doou todo o dinheiro para o Brasil, adiando assim o fechamento do clube.

1972 - Dessa vez não teve jeito, o Brasil  após algumas más administrações chegaria ao seu pior momento, o clube acabaria fechando suas portas. Até hoje o torcedor Xavante convive com as inúmeras gozações dos rivais, em consequência do fechamento do clube, o Brasil foi rebaixado nas duas divisões do futebol gaúcho em uma tacada só, caiu da primeira para a terceira divisão naquele ano.


1975 - Após quase três anos, o Brasil voltava aos gramados, após reabrir suas portas o clube disputou a terceira divisão do estado, os torcedores achavam que o título seria algo fácil de conquistar, porém dentro de campo não foi o que aconteceu, na final da terceirona o Brasil era derrotado pelo Encantado, clube inexpressivo dentro do Rio Grande do Sul.

1976 - Outro ano que deixaria marcas negativas para a história do clube, após uma virada de mesa o Brasil foi alçado para a primeira divisão sem disputar a segundona daquele ano. 

1988 - Ano de mais uma queda para a segunda divisão, no mesmo ano os Xavantes viram o seu rival ser Campeão do Interior, o Brasil teve a pior campanha da série A naquele ano.

1991 - Ano em que o Brasil retornaria para a primeira divisão, pena que mais uma vez o retorno foi de maneira nebulosa, nesse ano a FGF criou a Taça Cidade de Porto Alegre após o Brasil não conseguir o acesso através da segundona.

1995Voltou a cair em 1995 retornando um ano depois com a terceira colocação na segundona de 96.

1998/1999 - Depois de muitas quedas no campeonato estadual ao longo dos anos, o Brasil chegaria no topo das decepções, o Bi-Rebaixamento nos anos de 98/99. Depois de uma vergonhosa virada de mesa em 1998, após ser rebaixado, o Brasil foi novamente rebaixado no ano de 1999, ali a justiça era feita pelos deuses do futebol.

2001 - O clube era eliminado na primeira fase da segundona gaúcha, mais um vexame daqueles que só os Xavantes sabem dar.

2003 - Foi eliminado da série C do Brasileiro do mesmo jeito que entrou, sem vencer nenhuma partida, com direito a derrota para o maior rival no clássico Bra-Pel e um Cai-Cai contra o São José de Porto Alegre.

2009 - Após uma tragédia no inicio da temporada, o Brasil entrou na disputa do Campeonato Gaúcho já debilitado, sem força e reação, após lutar contra o rebaixamento nos últimos três anos, a queda foi inevitável, assim o Brasil voltava pra sua casa, estava mais uma vez na segundona. De quebra, foi escolhido pelo site futebol do interior, o pior time do país naquele ano. 

2010 - Assim como em 2001, o Brasil voltaria a ser eliminado na primeira fase da segundona, mais um vexame pra coleção Xavante.

2011 - No ano do centenário o Brasil sonhava com o acesso na série C do Campeonato Brasileiro, mesmo com o clube na segundona estadual o torcedor estava motivado para o nacional daquele ano, infelizmente a motivação terminaria em desilusão e dentro do campo o clube amargaria mais um rebaixamento, dessa vez no ano mais importante da história do clube, mais um vexame Xavante, dessa vez um vexame Centenário.

2013 - Na disputa da Copa Sul Fronteira, justamente no clássico Bra-Pel do Bento Freitas, o Brasil depois de sofrer o 3º gol acabaria abandonando a partida após o bandeirinha ser agredido por um torcedor do clube, essa partida que era valida pela final do primeiro turno acabaria batizada como o "Bra-Pel do Arregaço", ali entrava para a história mais uma fisco Xavante.


SEMPRE EM CONSTRUÇÃO!